JOGOS COOPERATIVOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • Fábio Júlio Serafim da Silva Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada.

Resumo

O presente estudo trata das reflexões quanto à utilização dos jogos cooperativos como prática educativa e pedagógica no ambiente escolar, discutindo a importância de se trabalharem os conteúdos atitudinais, representados pela solidariedade, respeito mútuo e cooperação. O jogo cooperativo pode ser um instrumento pedagógico eficaz para o professor nas aulas de Educação Física? Dessa forma, o objetivo desse estudo é compreender de que forma os jogos cooperativos podem contribuir junto à metodologia pedagógica do professor de Educação Física. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma revisão literária, selecionado artigos, revistas, livros, relatórios de pesquisas e monografias, que são especializadas no tema em questão. Em síntese, é possível perceber que os jogos cooperativos é uma ferramenta pedagógica eficaz, diversificada e atraente, apresentando possibilidades e limitações, permitindo ao professor e aos alunos em conjunto com outras ações, que o desenvolvimento das práticas cooperativas, no ambiente escolar, possa se estender ao convívio social.

Palavras-chave: Atitudinais; Cooperação; Ferramenta; Metodologia; Prática

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Publicado

2018-07-05

Como Citar

SERAFIM DA SILVA, Fábio Júlio. JOGOS COOPERATIVOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Carioca de Educação Física, [S. l.], v. 13, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistacarioca.emnuvens.com.br/revistacarioca/article/view/49. Acesso em: 11 abr. 2025.

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Seção

Artigo original